RSS

Missão em Cabo Verde: Relato na 1ª pessoa

13 Abr

Como já perceberam, o Move-te também permite aos seus voluntários participar e/ou organizar missões em território internacional. Seguidamente, o nosso colega Guilherme Bernardo deixa-nos o seu testemunho e conta-nos as experiências que viveu em Cabo Verde no Verão de 2011:

O Guilherme em Santo Antão, Cabo Verde

“Na minha perspectiva pessoal, esta experiência foi extremamente enriquecedora e gratificante, pois constituiu uma grande aprendizagem, quer do ponto de vista médico, quer do ponto de vista pessoal. Conheci muitas pessoas com as quais me identifiquei, de todas as faixas etárias. A população das ilhas de S. Vicente e de S. Antão é, regra geral, humilde, simpática e muito acolhedora.

Rastreio em São Vicente

Fomos muito bem recebidos em casa da Dra. Maria da Luz, na ilha de S. Vicente, e as pessoas no Alto das Docas, apesar de reticentes no início, acabaram por criar laços de respeito e amizade para connosco. No rastreio que realizámos na clínica Dentária Nossa Senhora da Luz, as pessoas foram também muito receptivas, participando e escutando com muita atenção os conselhos e mensagens que lhes transmitimos.

As formações que demos, nas escolas primárias e secundárias, foram, na minha opinião, muito produtivas. A título pessoal, foi excelente sentir que estava a conseguir transmitir uma mensagem aos alunos, e que eles estavam atentamente a interiorizar e a rever as suas atitudes. Penso que conseguimos, pelo menos, colocá-los a reflectir, e possivelmente, poderemos ter conseguido mudar as suas mentalidades, no que diz respeito à sua sexualidade e aos comportamentos de risco.

A  ilha de S. Antão foi, talvez, a melhor parte da nossa viagem, na minha opinião. Gostei bastante das pessoas, das magníficas paisagens, da comida, das festividades, do hospital, das escolas, do hotel, enfim, gostei de tudo. Realizámos igualmente formações, em liceus e na escola técnica, e a sensação de mensagem transmitida e de ensino ainda foi maior. Relativamente às formações à população, julgo que foi mais difícil a transmissão da mensagem, por isso tivémos de nos esforçar ainda mais, mas penso que fomos capazes de ensinar e trabalhar conteúdos e áreas importantes, e portanto também valeu muito a pena o esforço extra.

Formação sobre o Sistema Reprodutor em São Vicente

Em Cabo Verde conseguimos estabelecer muitos contactos, e conseguimos criar um projecto que terá hipóteses de continuar a existir, e de crescer continuamente, quer a nível de meios, quer a nível de dimensão de população abrangida.

Palestra num escola, São Vicente

Espero voltar a fazer voluntariado internacional sempre que tiver essa oportunidade!”

Uma verdadeira experiência a não mais esquecer! Obrigado, Guilherme.

Continuem a seguir-nos, porque, brevemente, serão publicados mais testemunhos dos nossos voluntários além fronteiras!

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 13/04/2012 em Actividades Move-te

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: