RSS

A Experiência de Rita em Cabo Verde

21 Abr

Aqui fica outra perspectiva da experiência vivida em Cabo Verde (2011) pelos nossos voluntários, desta vez pela mão da voluntária Rita Silva:

Os voluntários Rita, Mafalda e Guilherme

“A missão em Cabo Verde, mais concretamente, o projecto que viemos a concretizar e implementar, revelou-se extremamente produtivo e gratificante. Gratificante a nível pessoal mas principalmente a nível humanitário. Decididamente, foram trinta dias que superaram todas as minhas expectativas.

Durante o planeamento deste projecto, deparamo-nos com diversos obstáculos. Acima de tudo, a grande dificuldade foi conseguir estabelecer suficientes contactos prévios com entidades ou particulares que quisessem trabalhar em parceria com o nosso grupo; assim como, encontrar alojamento que estivesse disponível para a nossa estadia. Na realidade, já no terreno, acabámos por conhecer pessoas e instituições que simpaticamente nos receberam e colaboraram connosco.

Relativamente ao trabalho desenvolvido em ambas as ilhas, São Vicente e Santo Antão, fiquei extremamente satisfeita com aquilo que pudemos oferecer aos seus habitantes. Apesar das limitações logísticas (por exemplo, falta de material informativo, educativo e de rastreio: panfletos, preservativos e material de glicémia, p.e.), através da enorme receptividade com que fomos acolhidos, foi notório o agradecimento da população para com o nosso grupo.

Formação HIV/SIDA na Escola Suzete Delgado, Santo Antão

Pessoalmente, entre as diversas actividades que fizemos, aquela que mais me completou e a que mais resultados sortiu foi a Formação/Sensibilização sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. A maioria dos jovens cabo-verdianos “têm sede” de informação sobre esta área. O facto de poder alertar e esclarecer muitas das suas dúvidas e crenças acerca deste tema deixou-me muito grata por estar a contribuir para um futuro melhor daqueles adolescentes.

Quando entrei para o Move-te fi-lo com o objectivo de conseguir contribuir mais e de forma activa para o desenvolvimento da sociedade, assim como, para adquirir competências pessoais e profissionais que não poderia obter na minha antiga rotina (sem voluntariado).

Com uma enorme satisfação relembro que, em Cabo Verde, experienciei situações únicas com Seres Humanos incríveis, ajudei várias centenas de pessoas, ao mesmo tempo, enriqueci-me enquanto pessoa e capacitei-me mais enquanto futura médica.

A todos aqueles que tornaram realidade a minha primeira acção humanitária internacional: um profundo e sincero agradecimento.”

Rastreio na Clínica Dentária Nossa Senhora da Luz, Mindelo, S. Vicente

Obrigado, Rita!

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 21/04/2012 em Actividades Move-te

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: